domingo, 26 de dezembro de 2010

Sob o impiedoso sol porteño

Estou sentado aqui em Buenos Aires
à beira do Rio da Prata
fumando meu cigarro
sob o impiedoso sol porteño
aguardando ansiosamente
meu vôo no Aeroparque

Já se foi um dia e meio de viagem
e finalmente Maringá parece longe
e San Rafael tão perto

(...andava um pouco enjoado das paredes rosas do DCE...)

Já é véspera de Natal
mas eu não ligo não
estou feliz em poder ver minha família
porque para um nômade como eu
é dificil se sentir em casa

...minha casa é qualquer lugar no mundo
onde estejam as pessoas que eu gosto...

Pedi um litro de cerveja Iguana
(não tem Quilmes e nao vou tomar Brahma na Argentina)
e com cada gole cai a ficha:
finalmente estou de férias!

Logo mais me aguarda a busca miserável por um emprego
(com a consciência clara que serei explorado)
As aulas intermináveis
(quando quero estar no boteco)
O Centro Acadêmico
O Diretório Central
(que queremos descentralizar)

Logo mais me aguarda o tédio e a correria
da minha vida cotidiana

Mas não é todo dia que eu tomo cerveja Iguana
e contemplo minha vida diante deste grande a calmo rio
(sob o impiedoso sol porteño)
admirando a poesia tecnológica do pousar e decolar
dos aviões de médio-porte
e o estrondoso som de seus motores Rolls Royce
e General Eletrics

Não é todo dia que a minha vida é surreal

Saravá Buenos Aires,
finalmente estoy de vacaciones!

- Bartolomeu Parreira Nascimento - Buenos Aires 2010

Nenhum comentário: