sábado, 25 de dezembro de 2010

Crucero del Norte

Dentro da infinitésima clausura deste ônibus
há espaço de sobra para eu contemplar
todas as retas e curvas da minha vida.


Eu olho fixamente através da janela
(tentando enganar o tédio que me assombra nesta viagem)
e com o passar das paisagens
passam-se cenas dos amores que eu tive.


Meu Deus, como tenho amado nesta vida!


Mas essas cenas já se foram
e como o sol que se esconde atrás do horizonte da Argentina
restou apenas minha dor
pincelada pelo céu em versos laranjados
tristes como um pôr-do-sol de inverno
(que anuncia que a noite fria está por vir)


Esta estrada é longa
e esta viagem demorada


Mas com o passar dos anos nesta vida
tenho tido a mais linda epifania:
depois de uma longa noite escura
há de vir um novo dia!



- Bartolomeu Parreira Nascimento - Argentina 2010
(Nota: escrito num ônibus do Crucero del Norte na viagem de Puerto Iguazu até Buenos Aires)

Nenhum comentário: