quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Poema para os amigos verdadeiros

Porque chorar por amor
quando a amizade é tão bela?

Todos os meus grandes amores se foram
mas meus melhores amigos continuam do meu lado,
mesmo que estejam a milhares de quilômetros de distância

Meus amigos verdadeiros...
são verdadeiros

Meus amigos,
quando olham na "bolinha do meu olho"
(como diz um grande amigo meu)
não vêem só um bêbado
um louco
um militante

...o cara que num momentos de loucura quebrou o vidro do R.U.

Meus amigos verdadeiros
quando olham na "bolinha do meu olho"
enxergam o ser humano que sou
com todos meus defeitos

entendem que eu erro tanto
mesmo que quase sempre procure fazer o melhor que posso
o mais correto

Sou cheio de limitações
eu sei...

mas meus amigos verdadeiros sabem que eu carrego uma dor profunda no meu peito

eu não sou um cara simples
eu sei disso
dentro de mim é tudo complicado e confuso

mas para meus amigos verdadeiros
minhas poucas virtudes valem mais do que meus tantos erros
(que não são poucos)

Meus amigos verdadeiros
(com exceção da minha família)
são os únicos que acreditam no meu potencial para ser uma pessoa melhor
(e na minha vontade de mudar os meus defeitos)

são os únicos que sabem que eu defendo meus ideais com sinceridade
(e não por vaidade intelectual ou pela estética do discurso)


Eu tenho sofrido muitas mágoas de amor nesta vida
(não foram poucas)

e passei por períodos difíceis
(que prefiro nem comentar)

Mas eu tenho sido abençoado nesta vida
(seja por sorte
karma
ou por destino)
de ter algumas das amizades mais sinceras deste mundo

porque meus amigos verdadeiros
(que são poucos)
são verdadeiros!

Muitas vezes eu tenho sido cego com as mulheres que me cativaram...
a paixão tende à fazer isso
(ainda mais com quem é sonhador, fraco e utópico)

mas com meus amigos
(aquele pequeno punhado de irmãos)
eu consigo enxergar com clareza

Apesar de tudo
eu não sou bobo
(mesmo que muitas vezes eu pareça ser idiota)

...eu sei separar o joio do trigo...

e não tenho o mínimo medo de tesourar quem não é verdadeiro
quem é pilantra

Com o passar dos anos tenho aprendido à ser sincero comigo mesmo
mesmo que muitas muitas vezes eu esteja errado
ou seja levado por impulso

Hoje em dia
("graças a deus")
eu sei reconhecer as pessoas boas que eu quero na minha vida

Aprendi à dar valor à quem merece
(e recusar quem me faz mal)


Colegas são colegas
mas meus amigos verdadeiros
são irmãos

Obrigado
pelo carinho
pela amizade
pela sinceridade
por enxergarem um ser humano em mim

isso significa muito para mim
muitos mais do que as palavras podem expressar

Obrigado!

Vocês são verdadeiros
e isso é tão raro na vida

Vocês podem sempre contar comigo

...eu posso ser um inimigo escroto
mas tento ser um bom amigo...

espero sempre ser sincero com vocês
porque apesar dos meus muitos defeitos
é com vocês que eu mais aprendo

Nem o pior dos ventos
desmancha os pilares mais fortes

(obrigado por tantas vezes serem meu refúgio)

e nem o tempo
(que destrói até os amores mais intensos)
é capaz de destruir as amizades mais sinceras

Eu não sei o que será da minha vida
(espero sempre aprender)

não sei se um dia vou encontrar um amor para toda minha vida

mas eu sei
(assim como sei que o céu é azul)
que amizades de vocês
eu quero levar por toda minha vida.

Vocês são foda!

obrigado por serem verdadeiros

obrigado por estarem do meu lado
(mesmo quando estive errado
e parecia que o mundo inteiro
estava contra mim)

Não consigo encontrar as palavras para expressar minha gratidão

então digo apenas obrigado

muito obrigado!

- Bartolomeu Parreira Nascimento - Maringá 2010

Nenhum comentário: