sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Em busca da verdade (quando minha alma for pesada contra a pena da verdade)

I

Por que escondem tantos segredos da humanidade,
e por que nos contam tantas mentiras?

Eu quero tanto o nosso bem,
mas nossa ignorância me machuca.

Nunca me cansarei de procurar a verdade
nem de falar de amor.

Falta tanto amor neste mundo,
e o sofrimento parece não ter fim.

Por que que é assim?

Não quero mais ver meus irmãos se afogarem neste imenso mar de ilusões.

Mas o que posso fazer?

Estou tão longe da verdade
e me sinto tão sujo,
tão vil.

Eu só sei que eu posso amar,
e esperar que o meu amor mude algo neste mundo.

II

Quando minha alma for pesada contra a pena da verdade,
terei eu amado o suficiente nesta vida?

Sinto minha alma tão pesada,
tão cheia de remorso.

Tanto medo...
Tanta dor...

Meu Deus, por que nascer nesta ignorância?

Quero aprender o perdão
e o amor incondicional

Quero rasgar este ego podre da minha alma
e chorar por meus pecados até o amanhecer de outra vida.

III

Eu não quero mais ser assim
machucar p'ra me sentir melhor.

Não quero mais viver apenas para satisfazer meu ego,
para sentir prazer.

Eu nasci p'ra mudar algo neste mundo,
e se eu não puder mudar este mundo
quero pelo menos ter a força para mudar esta ridícula existência que chamam de Bartolomeu.

Se eu não conseguir nem isso,
quero pelo menos aprender à amar.

É só isso que eu quero
aprender à amar toda a humanidade
com todo meu coração.

Quero sentir o amor incondicional
e absorver toda a dor deste mundo.

Assim eu morrerei feliz.

- Bartolomeu Parreira Nascimento - San Rafael 2011

Nenhum comentário: