quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A matéria podre

Eu olhei no espelho
e encontrei uma multidão de metáforas indiretas

reconheci minha crueldade
pois minha alma se fragmentou
em mil contradições

e eu
sou apenas um reflexo
dos aspectos mais sombrios da mente humana...

me perdi no carnaval lúgubre das minhas decepções

A falta de luz
assim como seu excesso
...nos cegam


Nesse longo caminho
encontrei a glaucoma dos meus olhos

a hipertrofia do meu coração

e já me cancei de tantas metáforas indiretas
de não poder dizer o que sinto
por medo de machucar

A razão, coitada, me condena
e a metafísica não me convence

só me consolo em saber que eu sou sujeito da minha própria existência imunda

e o mundo material
que sujeita nossa existência
pode ser mudado por nossa matéria

Me dei conta que a miséria do mundo
é um reflexo
da miséria do intelecto humano

...e eu não sou menos culpado

sou podre como o mundo

e corrupto como toda a humanidade


O egoísmo de nosso ser
é de longe o maior de nossos defeitos

e nos transformamos em mesquinhos seres repugnantes...

Coitado o mundo
e nós
que mudamos tanto
mas no fim
permanecemos iguais

...mas ainda há esperança em saber
que a matéria podre
quando enterrada
vira adubo
e permite florecer

- Bartolomeu Parreira Nascimento - Maringá 2010

Nenhum comentário: