segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Aurélio

Segundo o dicionário Aurélio
a tristeza é o aspecto revelador
da mágoa
ou aflição

já mágoa...
é desgosto
amargura

(dó
lástima
pena)

Segundo o Aurélio
dor é sofrimento moral
é mágoa
pesar
aflição

e feliz
é o que denota
ou em que há alegria
satisfação
contentamento
ventura

Mas o que sabe o Aurélio sobre essas coisas?

Eu só sei que a mágoa
e a dor
são como vampiros

e a felicidade é tão rara

Segundo o Aurélio
o amor
é o sentimento de dedicação absoluta de um ser
à outro ser
ou à alguma coisa

Já eu
(na minha ignorância)
sei o que o amor é indescritível

e se há algo que eu sei com certeza
é que o amor é dor
e quase sempre vira mágoa

O que eu seu
(e que o Aurélio não sabe)
é que o amor é um vampiro
e a felicidade
com certeza
não é uma fonte inesgotável

....e que a minha própria subjetividade não se expressa num simples verbete

(o Aurélio não é um poeta)

São necessárias muitas noites sem sono
(e muitas horas solitárias)
para expulsar os sentimentos do meu peito
(e contê-los em versos inteligíveis)

...não é o mais fácil dos ofícios

- Bartolomeu Parreira Nascimento - Maringá 2010

Nenhum comentário: